terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cuidados especiais com os cabelos



Pontas duplas


As pontas são a parte mais sensível do cabelo. As pontas duplas aparecem quando a estrutura do fio está fragilizada. Isso pode acontecer por vários motivos, dentre eles por uso de produtos químicos como tinturas e descolorantes, por alisamento ou permanente, por falta de proteínas e vitaminas na alimentação, por excesso de exposição ao sol e ressecamento.

Para resolver o problema, só cortando os cabelos; de preferência, uma vez por mês, tirando, aproximadamente, dois centímetros. Mas há como prevenir. As dicas são as seguintes:

* Faça hidratação uma vez por mês.
* Utilize filtro solar antes de se expor ao sol.
* Use reparadores de pontas e produtos leave-in, que ficam no cabelo e melhoram o aspecto das pontas.

Cabelos secos

O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros fatores dificultam a hidratação.

Quando a causa é hormonal, deve-se recorrer a um endocrinologista. Entretanto, há soluções mais simples:

* Os cabelos devem ser lavados com água morna ou fria, três vezes por semana no máximo.
* O xampu deve ser à base de detergentes suaves e substâncias que repõem a oleosidade.
* Use condicionador sempre.
* Use protetor solar antes de se expor ao sol.
* Use produtos finalizadores à base de silicone no cabelo úmido ou seco. A substância forma uma capa protetora.
* Passe uma máscara hidratante uma vez por semana, após lavar o cabelo. Caso prefira, faça uma hidratação com um esteticista duas vezes por mês. São aplicados, geralmente, produtos com queratina e proteína e usam-se vaporizadores que emitem calor e ozônio, para melhor absorção dos ingredientes.

Cabelos oleosos

Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e estresse pioram o problema. Existem soluções simples para fazer em casa:

* Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
* Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
* Condicionador, só nas pontas. E evite os produtos 2 em 1.
* Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
* Tome bastante água diariamente, para ajudar a regularizar a produção sebácea.

Os esteticistas usam um tratamento à base de neve carbônica, que diminui a ação das glândulas sebáceas. São necessárias cinco sessões e o resultado aparece imediatamente.

Cabelos tingidos

Para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a cutícula (camada externa) fragilizada. Esse efeito acaba se 'voltando contra o feiticeiro' porque, com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio. Resultado: em cerca de um mês, o cabelo fica desbotado. Isso ocorre mais facilmente em cores muito artificiais como o loiro-acinzentado e o vermelho, que não fazem parte dos pigmentos naturais. Fatores externos como o sol (que provoca oxidação da tintura) e o cloro aceleram o processo.

Algumas soluções para tentar manter a cor por mais tempo:

* Utilize xampu e condicionador próprios para cabelos tingidos, que ajudam a fixar o pigmento no fio.
* Aplique, diariamente, produtos finalizadores à base de silicone. Eles formam uma película protetora em torno da cutícula.
* Use produtos para o cabelo com filtro solar antes de se expor ao sol.
* Em casa ou no salão, faça hidratação nos fios uma vez por mês para reforçar a estrutura.
* Após vinte dias, aplique um tonalizante da mesma cor da tintura. Esse tipo de produto não contém amônia e é feito à base de corantes artificiais que se fixam à superfície do fio, proporcionando brilho e realçando a cor. O efeito é temporário, dura de 12 a 24 lavagens.
* Se o cabelo estiver muito manchado, a solução é retocar a tintura.

Queda de cabelos

Se a queda está acentuada, há algumas soluções que podem ser tentadas em casa:

* Prefira água fria ou morna para lavar os cabelos, porque o calor dilata os poros e ativa a produção de sebo (que, em excesso, provoca a queda).
* Se houver oleosidade excessiva, utilize xampus com substâncias desengordurantes (jaborandi, hamamélis, arnica).
* Acrescente ao xampu ampolas de vitamina A para fortalecer o fio (compre em drogarias).

Se nada disso resolve, é melhor procurar um dermatologista. Caso seja detectada falta de nutrientes no sangue, é necessário adotar uma dieta balanceada. E, enquanto você ataca a raiz do problema, o dermatologista recorre a técnicas especiais para fortalecer o cabelo.

Xampus à base de ácido salicílico, cetoconazol e hidrocortisona, que promovem uma limpeza no couro cabeludo. Loções capilares formuladas com capsaicina (derivado da babosa) ou medicamentos (como o minoxidil e o viviscal) melhoram a nutrição. A técnica de mesoterapia injeta no couro cabeludo substâncias específicas para combater a oleosidade e intensificar a oxigenação e a nutrição.

Esteticistas também podem resolver o problema: 20 minutos de massagem no couro cabeludo para melhorar a oxigenação local. A técnica do "desencruste" para remover o sebo em excesso, que é feita com aparelho elétrico. Aplicação de loção preparada com plantas naturais, para eliminar as células mortas e fortalecer os fios.

Caspa

Assim como as células da pele, as que formam o couro cabeludo se renovam constantemente. Quando isso acontece num ritmo muito acelerado pode ocorrer a caspa. Queda de cabelo, espinhas, coceira e vermelhidão podem acompanhar o problema, agravado por predisposição genética e estresse.

Algumas soluções simples podem ser seguidas:

* Lave o cabelo diariamente com xampus específicos à base de sulfeto de selênio e de zinco, jaborandi e hamamélis.
* No banho, utilize sempre água fria ou morna.

Se a caspa é abundante e acompanhada de feridas, coceira e queda, procure um dermatologista. O tratamento consiste na utilização de xampus com substâncias antiin-flamatórias (como cetocona-zol e piritionato de zinco).

Esteticistas podem fazer massagens com produtos exfoliantes, para regularizar a produção de células do couro cabeludo. A técnica só é eficiente para a caspa de origem seborréica. Faça uma vez por semana.

Fonte : jfservice .

Nenhum comentário: