O papanicolau é um exame ginecológico realizado ao colo do útero. A realização periódica deste exame, reduz significativamente a taxa de mortalidade por cancro do colo do útero.
No exame podem ser detectadas várias doenças infecciosas ou cancerígenas, antes de se desenvolver em cancro, como o HPV, ou cancro na fase inicial, aumentando a probabilidade da cura. Também pode determinar qual o risco da mulher desenvolver cancro.
O médico especialista (ginecologista) é que determina qual a frequência da realização do exame, que varia de mulher para mulher.
Preparação para o exame
Este exame não deve ser marcado durante a menstruação. Não colocar cremes vaginais nem ter relações sexuais três dias antes do exame.
Mulheres virgens devem avisar o médico antes do exame.
Realização do exame
O papanicolau é feito durante o exame ginecológico e deve ser feito a todas as mulheres, principalmente antes de iniciar a vida sexual. É pouco doloroso se houver um bom relaxamento.
A mulher retira a roupa de cintura para baixo e deita-se numa marquesa própria para este exame. É colocado um resguardo sobre as pernas, e estas colocadas num apoio de forma a mantê-las um pouco mais elevadas que o corpo e separadas.
O médico introduz um espéculo de plástico descartável na vagina por onde introduz um cotonete longo, para recolher células na parede do colo do útero.
O material colhido é colocado em duas lamelas de vidro e enviado para o laboratório para observação microscópica.
O médico também visualiza o interior da vagina e colo do útero, através do espéculo, com auxílio de uma luz forte.
Resultados do exame
Se o resultado der negativo, o colo do útero está normal. Positivo não significa cancro, requer um estudo com outros exames como a colposcopia ou biópsia.
Os resultados são descritos em classes de I a V, e também refere se o colo tem lesão. Os resultados são apenas interpretados pelo médico e é a ele que deve expor todas as suas dúvidas.
Fonte:conhecersaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário