segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.
Existem momentos da vida em que tropeçamos e caímos feio. Quem não passou por situações em que, levantar,sacudir a poeira e dar a volta por cima era a única saída?
Diante das situações imprevistas, frustrantes, o melhor que se tem a fazer é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. “Não temos como prever o que acontecerá no futuro, por isso precisamos conviver com a idéia de que estamos sujeitos a acidentes de percurso que não faziam parte das nossas expectativas”
Quando alguém tem uma expectativa fixa de como algo deve ser no futuro, e os resultados não correspondem, a decepção parece inevitável. Freqüentemente, muitas pessoas entram em depressão por compararem o que esperavam que acontecesse com o que, de fato, ocorreu.
O tamanho da decepção é proporcional do grau das expectativas. Quanto mais importância a pessoa tiver atribuído ao resultado esperado, maior a intensidade dos sentimentos, que podem ir do desapontamento à depressão.
Não carregue o peso da frustração
Mas é preciso reagir à situação e agir diante dela.
“À medida que nos damos conta de que o que aconteceu não poderá ser desfeito, podemos passar para o passo seguinte”
Você precisará mudar o modo como percebe as coisas para dar a volta por cima. Isso se faz ao mudar o foco, aceitando a realidade da situação e se fazendo perguntas que o coloquem numa posição de poder, diante do que quer que tenha se passado.
Um posicionamento proativo e positivo é condição básica para a superação de frustrações. Nada de ficar ruminando, carregando a frustração pela vida. A repetição contínua no pensamento de uma decepção não levará à saída.
Como superar decepções e fracassos?
Sacudir a poeira é tirar a sujeira, resíduos, tudo que tenha ficado grudado, e e seguir adiante. “Sempre há algo que se pode fazer a respeito. A criatividade e a inspiração podem apontar os os caminhos para uma superação. É importante entender que sempre haverá aspectos na vida de uma pessoa que permanecem inteiros, intactos, e que todas as fases passam”
Aceite sua responsabilidade.
- Não atribua a culpa a outros. Por mais doloroso que seja, perceba como você se coloca no mundo e como isso se relaciona com a situação em questão.
- Você contribui para tudo o que acontece em sua vida, através das suas escolhas, comportamentos, crenças. Faça uma avaliação da situação e aceite o fato de que você teve participação no resultado.
- Perdoe os envolvidos na situação. Quando você perdoa, se liberta. Somente se libertando poderá esquecer para não ficar prisioneiro de si mesmo.
- Perdoe a si mesmo. Ficar se acusando, pensando no que poderia ter feito e não fez, ou no que fez e poderia não ter feito, é o pior a fazer. Vire a página e comece de novo.
- Vai precisar dar satisfação para alguém? Não fique adiando. Busque a coragem que dentro de você. Se precisar pedir perdão, não hesite. Seja honesto, use suas palavras da melhor forma possível.
- Aceite a sua responsabilidade em tudo o que lhe acontece. Entre em contato com a aprendizagem que a situação traz.
Fonte :vaidarcerto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário